segunda-feira, 31 de março de 2014

Carimbo de borracha ~ Minha primeira tentativa

O mês de janeiro pra mim foi ocupadíssimo no quesito coisas irrelevantes. Acabei passando muitas horas dos meus dias na internet revirando blogs de decoração, atrás de DIY e inspirações pras mudanças que planejava fazer no meu quarto. Sabe quando tu fica obcecado com algumas ideias e precisa de mais e mais e mais? Quando tu se dá conta já passou a tarde inteira – foi exatamente isso que se resumiu o mês nos meus dias livres.
Mas teve um desses dias que eu resolvi que ia colocar a mão na massa e fazer algo que estava tendo muita vontade fazia uns dias: meu próprio carimbo!


Minha ideia inicial era fazer uma surpresa pro Vinni (nhóin!) e esculpir um carimbo com o logo do Voiceless pra gente usar depois nos pacotes dos produtos. Claro que não ia dar certo por que eu não tenho grandes habilidades manuais e o logo sendo muito detalhado... Ia ficar cocô.
Então eu resolvi que ia fazer uma coisa mais simples, e na minha cabeça, fazer um gatinho seria super fácil.


Eu havia comprado uma borracha quadrada da Hot Wheels (era a mais gordinha da loja), devia medir em torno de 4cm por 4cm. Comecei desenhando o que eu queria fazer no meu caderno. No desenho vocês podem ver que era um gato de fato, com bigodes sabe? Só depois fui me dar conta que eu não conseguiria fazer eles. Mas não desisti e segui fazendo meu gato/urso/seiláquebichoéisso. 

Dica: é importante na hora de fazer o seu carimbo pensar se no resultado final - a imagem no papel - você quer que fique em positivo ou negativo. Eu segui todas as dicas dadas pelos posts da Ishtar Olivera, uma artista de carimbos ótima. Dos vários tutoriais que acessei, achei o dela o melhor e deixo o link pra quem quiser se aventurar: http://www.ishtarolivera.com/blog/2010/06/stamp-carving-tutorial-tutorial-sellos-de-goma/


Nem preciso dizer que com toda a minha habilidade manual eu apanhei pras ferramentas e pra conseguir detalhar o desenho né? Pois então, eu peguei essas ai da foto acima. Usei principalmente a da direita, que é tipo uma colher afiada – ela arranca uns nacos grandes de uma vez só e a pontudinha da esquerda, que foi boa pra demarcar os limites do desenho na borracha. Elas não são ferramentas ideais pra fazer esse tipo de trabalho, mas foi o que achei mais parecido nas coisas do Vinni. Não sendo ideais, acho que dificultou o trabalho (além da falta de prática) e as curvas foram o inferno na terra, hah.


No fim de tudo eu curti o resultado, achei que ficou bem melhor do que eu esperava (na minha cabeça eu só não ia conseguir). E me deu muita vontade de fazer mais :D


Agora dois sites pra quem quer gastar seu precioso dinheirinho com tã-nãn: carimbos!



O site brasileiro Veio na Mala, tem muitas coisas maravilhosas e altamente fofurentas pra gastar todo o salário do mês. A coleção de carimbos é gigantesca e a variedade é enorme: desde caixas grandes com todas as letras do alfabeto a desenhos dos signos. Eu acho que ela mesma cria as imagens e manda fazer os carimbos. O que eu achei mais legal é que ela também faz pra você carimbos personalizados, é só ter a imagem que você quer em vetor. :) Já tô planejando pedir uns mais adiante!

http://www.veionamala.com/



O This is Just to Say é o site da artista Tyr (Tian Gan). Os carimbos dela são todos feitos em borracha escolar e ela esculpi um por um a mão. Eles são lindíssimos, extremamente detalhados, tanto que na coleção de custom stamps, grande parte deles são carimbos de rostos humanos ou retratos de pets. Acho que você pode pedir carimbo de qualquer imagem pra essa menina, ela consegue fazer e vai ficar lindo! Além disso, ela também faz carimbos de cultura pop em geral. Aloou, carimbos das casas de Game of Thrones! É meio carinho pra gente que tá aqui longe se você vai pensar que é “só” um carimbo, mas eu imagino que valha a pena pelo trabalho maravilhoso dela.

http://www.thisisjusttosay.co/ 




Deu vontade de tentar? 
Quer fazer um carimbo também, ou comprar uns lindões? Já comprou dessas lojas? 
Me diz ai nos comentários!

2 comentários :

  1. pela minha experiencia em xilogravura, a faca(goivas tem nomes, vai saber), que é uma retinha, é a melhor e mais útil, essas meio conchas fazem cortes superficiais, a faca faz mais fundos, e por mais que demore mais o resultado fica melhor! mas, vim comentar só que legal ver alguém por em prática esses muitos tutoriais. e ficou ótimo! achei mesmo. dos que fiz nunca mostrei porque não tenho blog :P

    ResponderExcluir
  2. hahahaha que demais! que santa paciência! eu já tinha visto esses carimbos no tanlup, eu pensei em comprar váaarios mas depois eu vi que não ia usar em lugar nenhum, malditos desejos compulsivos kkkkkk

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...