segunda-feira, 21 de abril de 2014

5 Tatuadores fodas de Pontilhismo & Gravura


Quando comecei a pesquisar sobre esse estilo de tatuagem me peguei pensando com que palavra eu conseguiria chegar ao resultado do que esperava. Cedi para a expressão “pontilhismo” que parece ser o mais comum para designar o trabalho desses tatuadores. 


Minha tatuagem feita pela Ivy Saruzi do Edu Tattoo
Apesar disso, grande parte dos desenhos desses tatuadores não se calca apenas nessa técnica, pois, segundo a wikipedia (he he) o pontilhismo seria uma pintura feita apenas de pontos marcados por cores distintas, criando através destes a figura da imagem. É uma técnica de pintura vinda do impressionismo e se caracteriza pelo uso das cores.

Pra mim, eles sempre se aproximaram mais das imagens resultantes das técnicas de gravura. Ela é um processo de incisão com ferramentas de corte sobre uma superfície (placas de madeira, metal, etc).

Tendo a crer que o que acontece é uma mistura das técnicas, utilizando o pontilhismo como se utilizava para fazer gravuras e o tipo de traço e desenho feito com incisão sobre materiais diversos. Por vezes as linhas são bem características, sendo mais marcadas e grossas para definir os limites das figuras. As sombras que servem para criar profundidade na imagem não são totalmente preenchidas, mas se tornam sombras pela repetição de linhas ou pontos mais finos e afastados. 

Alguns exemplos de gravuras: 
1) Xilogravura mostrando o processo da xilogravura; 2)The Four Riders of the Apocalypse, 1497-1498, Albretch Dürer;
3) Ecce Homo, 1774-1789, Jean-Pierre Norblin de La Gourdaine; 4) Ars Moriendi, circa 1450, Master ES


Resolvi, então, fazer uma lista dos meus 5 tatuadores preferidos que constroem seus portfolios com esse estilo pra mostrar pra vocês :)

► Ien Levin 

O Ien Levin foi o primeiro artista tatuador que vi fazendo esse estilo. Ele apareceu na minha timeline do Tumblr e eu sabia que era essa a cara que eu queria que meu braço ficasse quando preenchido. O Ien faz um surrealismo foda com traçados mais grossos e sombras bem marcadas.


► SV-A / Andrey Svetov 

Falando em linhas grossas, o padrão segue com o trabalho do Andrey. Os desenhos dele são muito surreais. Ele mistura elementos e cria novas "coisas". Pra mim, de todos que selecionei é o que mais se aproxima da gravura original, da idade média - tanto nos assuntos desenhados, quando no estilo de traços e pontos.


► LEITBILD / Daniel Meyer 

Leitbild usa muito formas geométricas e brinca de um jeito muito especial com elas. Os desenhos não ficam soltos, parecem sempre estarem em uma moldura, ao mesmo tempo em que - de fato - são ela.


► Gregorio Marangoni 

O brasileiro da minha lista, hehe. Pesquisando por tatuadores desse estilo para fazer a minha tatuagem, cheguei no facebook do Gregorio e de cara me apaixonei por aquela sereia ali. Ele usa bastante o pontilhismo e faz desenhos com sombras muito bem trabalhadas, dando um ar mais realista. Sou fã.


► SupaKitch 

SupaKitch trabalha com o preto e branco, pontilhado e linhas, mas os desenhos dele tem um toque mais cuti-cuti, ao menos pra mim, mais fofinhos. Eles apresentam uma delicadeza maior e se aproximam às vezes de um estilo old school.



Se você conhece mais algum tatuador desse estilo me conta!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...